As construções civis têm um alto índice de acidentes devido ao manuseio de equipamentos, máquinas pesadas e ferramentas específicas. Como o Técnico em Segurança do Trabalho pode ajudar para que os acidentes sejam casa vez menos frequentes?
O profissional utiliza as normas de segurança, que toda obra deve seguir, ao seu favor, sendo elas;
1. Norma Regulamentadora 18 (NR-18) do Ministério do Trabalho, estabelecendo normas para que haja o controle e medidas prévias de segurança a serem seguidos na construção;
2. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT);
3. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), necessário para resguardar a saúde e integridade dos funcionários.
O Técnico em Segurança do Trabalho formula e avalia procedimentos de segurança do trabalhador, mantêm os superiores informados das condições de trabalho e medidas a serem seguidas, inspeciona se os equipamentos de segurança estão sendo usados de forma correta, se mantém atualizado de dados sobre acidentes e sugere medidas de prevenção.
Agora você já sabe a importância desse profissional para que os acidentes sejam evitados e a obra seja realizada da forma mais segura possível e seguindo todas as medidas de prevenção e cuidado.
E para saber como se tornar um Técnico em Segurança do Trabalho, a Alfama disponibiliza um dos melhores cursos do mercado. Entre em contato e saiba mais.
Por: Vivian Ribeiro
Compartilhe Esse Post