Em alguma situação já precisou ir ao banco solicitar um empréstimo e ouviu essa frase: “O seu score está muito baixo!”.
E mesmo sem possuir nenhuma restrição cadastral, o seu empréstimo foi reprovado.
Pois é, saiba que esta situação é bastante comum. Antigamente os bancos analisavam os clientes de forma individual, considerando apenas o histórico interno de cada instituição. Com a criação do Cadastro Positivo e outros aperfeiçoamentos, as instituições passaram a analisar o cliente como um todo, com o objetivo de saber quem é um bom ou mau pagador.
Nesse contexto, foi trazido para o Brasil o conceito de SCORE, que nada mais é do que uma pontuação que vai de 0 a 1000, e quanto mais alta a pontuação, menor risco de inadimplência para os bancos, e mais facilidade para obter empréstimos. Em resumo, o SCORE é um medidor de credibilidade que você tem com o mercado.
Diversos fatores podem diminuir os seu SCORE, tais como: ter o nome negativado muitas vezes, negativações recentes, falta de contas em seu nome, bens e renda.
Por outro lado, existe o Cadastro Positivo que armazena também as contas pagas em dia, bem como os pedidos de crédito no mercado, parcelas e similares. A cada pagamento feito em dia ou adiantado, o credor avisa ao órgão sobre o pagamento sendo feito corretamente. Se você tem costume de atrasar contas, o cadastro positivo pode ser péssimo. Porém, se paga tudo em dia, será seu parceiro.
Outros itens podem também influenciar a sua avaliação junto aos bancos, como a sua idade, cidade onde mora, declaração de imposto de renda, investimentos, contas em banco, crediários já abertos em lojas e empréstimos já realizados.
Consultar o score no Serasa não é uma tarefa complicada e você pode fazer tudo acessando o site www.serasaconsumidor.com.br.
Uma ótima notícia é que alguns hábitos, podem rapidamente elevar o seu SCORE, como: Limpar as consultas do seu CPF; Transferir alguma conta básica para o seu nome e cadastrar para débito automático; Ativar o Cadastro Positivo; Criar um histórico de pagamento; Abrir conta em mais de um banco; Aumentar a sua renda para o banco, fazendo depósitos regularmente; Utilizar cheques; Declarar o Imposto de Renda; Solicitar cartão de alguma loja de departamento; Solicitar um cartão de crédito digital; e Quitar dívidas “caducadas”.
Essas dicas foram úteis?
Danillo Campos
Corretor de imóveis – 5650 PF
E-mail: [email protected]
Instagram @danillocx
Compartilhe Esse Post