O meio ambiente vem sendo prejudicado de várias formas e por diversas causas. É algo que impacta diretamente no nosso dia-a-dia, porém, ao mesmo tempo parece uma coisa muito distante. Mas saiba que não é e que até as pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Listamos aqui 3 ações para que a sua empresa seja mais sustentável e que possam ser colocadas em prática de maneira rápida e eficiente.
- Reciclagem
Talvez essa seja a mais batida, mas mesmo assim, é necessário deixar claro a importância da reciclagem para o meio ambiente. Reaproveitar o material descartado e o reintroduzir como uma matéria-prima para criar outras coisas, ou até mesmo um já comi um novo material, reduz o lixo descartado de forma errada e no meio ambiente. Fazendo isso em sua empresa, você incentiva a sustentabilidade dentro e fora dela, pois os funcionários podem começar a fazer o mesmo em suas casas.
- Economia de energia
É muito comum empresas terem diversas salas e setores diferentes, os quais, obviamente necessitam de energia para funcionar. Mas práticas básicas podem reduzir o consumo energético, como desligar os equipamentos ao final do expediente, apagar as luzes de salas que não estão sendo utilizadas, fazer o uso de lâmpadas de LED, que são mais econômicas, são exemplos de práticas simples para serem aplicadas.
- Redução de descartáveis
Temos um grande acúmulo de lixo em todo o mundo e alguns materiais demoram mais para se dissolver do que outros. Uma unidade de plástico descartável, por exemplo, pode passar mais de 200 anos para deixar de existir. Por isso, incentivar os colaboradores a fazer uso de garrafas e canecas, que podem ser lavados e reutilizados já faz uma enorme diferença, mesmo parecendo ser tão simples.
Essas ações simples podem ser aplicadas e todo tipo de empresa e até dentro de casa. Mas para saber como sua empresa pode ser mais sustentável ainda, o técnico em meio ambiente é o profissional especializado nesse assunto e te ajudará com essa questão, desenvolvendo planos de sustentabilidade de acordo com a necessidade de cada empresa.
Por: Vivian Ribeiro
Compartilhe Esse Post