
Ao pensar em reformar um imóvel nos deparamos com inúmeras dúvidas, uma delas é se o imóvel será valorizado ou não.
Existem reformas que são essenciais, estas são necessárias para garantir o bom funcionamento e segurança do imóvel, tais como: conserto de vazamentos, infiltrações, rachaduras… Estas são imprescindíveis e devem ser feitas o quanto antes.
Qualquer outro tipo de reforma, deve se pensar primeiramente no objetivo: seja para uma venda ou uso próprio.
Se a opção for reformar para venda, faça uma análise de mercado, compare com outros semelhantes que estão disponíveis no mercado, nesse caso, uma reforma pode valorizar em até 30% o seu imóvel, ou somente, ter uma maior facilidade na venda.
Invista em itens que podem agregar valor na venda: uma pintura nova, piso e revestimentos, iluminação e forros, revisões hidráulicas e elétricas. Evite mudanças estruturais, pois além de sair caro, pode não agradar os futuros compradores.
Se for reformar para uso próprio, o investimento pode ser maior, mas sabendo que numa futura venda, parte do valor investido não será recuperado.
Seja qual for o seu objetivo, siga algumas dicas:
• Contrate sempre um profissional especialista na área, seja um arquiteto, engenheiro, design de interiores ou corretor de imóveis;
• Faça um orçamento detalhado;
• Elabore um cronograma coerente.
Hoje no mercado existe um profissional, o Home Staging, que sua principal função é transformar o imóvel, tornando-o mais atrativo para futuros inquilinos ou compradores através de uma decoração rápida, funcional e acessível. Além disso, esta técnica permite agilizar o processo de arrendamento ou venda e adiciona valor ao imóvel.
Danillo Campos
Corretor de imóveis – 5650 PF
E-mail: [email protected]
Instagram @danillocx
Compartilhe Esse Post