Mercado Financeiro – Taxa de Juros - Alfama Cursos

Mercado Financeiro – Taxa de Juros

Mercado Financeiro – Taxa de Juros

A taxa de juros tem um papel estratégico nas decisões dos mais variados agentes económicos. Para as empresas, as decisões quanto à compra de máquinas, equipamentos, aumentos ou diminuição estoques de matérias-primas ou de bens finais são determinados não só pelo nível atual, mas também pelas expectativas quanto aos níveis futures das taxas de juros.

Se as expectativas quanto à trajetória das taxas de juros se tornam pessimistas, os empresários devem manter níveis baixos de estoques e mesmo de capital de giro, uma vez que o custo de manutenção desses ativos pode ser extremamente caro no futuro.

Os consumidores exercem um maior poder de compra à medida que as taxas de juros diminuem e ao contrário, se as taxas de juros aumentar A taxa de juros tem um importante papel, pois a determinação de seu patamar influencia o volume de consumo, notadamente de bens de consumo duráveis, por parte das famílias. A diminuição do consumo ocorre porque as pessoas passam a preferir poupança a consumo e dirigem sua renda não gasta aos bancos, com a intuito de auferirem receitas financeiras.

Para o mercado imobiliário é um caso à parte, pois a alta ou diminuição da taxa de juros a taxa SELIC que rege o comércio não afeta diretamente o mercado imobiliário que segue o INCC Segundo a Fundação Getúlio Vargas, depende de como as Incorporadoras estão lastreadas, isto é, depende de como a taxa de juros vai influenciar os créditos paras a construção de imóveis e de quanto as incorporadoras têm para garantir uma baixa de compras no setor.

Por outro lado, existe o Governo e os seus mecanismos para segurar em patamares protegidos os juros imobiliários, os quais as famílias podem utilizar como benefícios na aquisição de bens, neste caso especifico, a casa própria.

Observe que se aumentar a taxa de juros a remuneração do dinheiro será maior. O Governo pode atrair estes aumentos beneficiando a poupança fonte de renda para emprestar as famílias para a aquisição da casa própria isto abrirá novas fontes de crédito para este fim e consequentemente aquecerá o setor imobiliário.

As diferenças entre as taxas de juros praticadas no mercado que são determinadas pelo Conselho Monetário Nacional e à taxa de juros cobrada pelos bancos comerciais dá-se o nome de spread que é o quanto cada banco estipula que irá ganhar por colocar seu dinheiro no mercado financeiro. Esta variação é de banco para banco e não depende do Governo.

A estrutura da taxa de juros está intimamente ligada ao objeto que se vai adquirir, desta forma não temos somente uma taxa de juros, mas várias taxas de juros que combinadas entre si compõem o sistema financeiro.

Dentro desta estrutura também há combinação dos riscos efetivos que cada setor enfrentará. No caso imobiliário, o risco preeminente são as consecutivas avarias nas linhas de crédito, o risco país, a inadimplência, a liquidez do comprador, os prazos fixados pelo Governo, a exigência de garantias, no caso hipoteca ou alienação fiduciária” do bem, o imóvel diferenças entre taxa de juros real e nominal e o mais importante, o incentivo governamental no setor.

Quando compramos um imóvel na modalidade de financiamento, os índices normalmente utilizados para a atualização são: INCC durante o tempo d construção, após o reajuste vale de acordo com a Tabela Price” que mantém a prestação constante, ou SAC”, aquela que a prestação é decrescente, IGP-M mais % ao ano, e o repasse ao Agente financiador passa ser a TR” acrescida da taxa de financiamento previamente estipulado no contrato Lembre-se o contrato é que rege a negociação Um contrato bem feito com assistência jurídica implica em maior proveito futuro da negociação em caso de interpelação judicial.

 

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia

INCC: Índice Nacional de Custo da Construção

Alienação Fiduciária-Lei n°9514

“Price – Método Francês de Amortização idealizado por Richard Price SAD-Sistema de Amortização Constante ou Método Hamburgues

I GP-M – Índice Geral de Preços do Mercado

TR-Taxa Referencial

Fonte: Livro – TTI – Técnico em Transações Imobiliárias – Economia e Mercado

Compartilhe Esse Post

Nosso Blog

Posts Recentes

30 de Junho
Como o técnico em enfermagem auxilia na urgência e emergência?
Ler Notícia
30 de Junho
Por que recorrer ao Corretor de Imóveis?
Ler Notícia
30 de Junho
3 ações para deixar sua empresa mais sustentável
Ler Notícia