
Para ser assertivo na escolha da casa própria é necessário seguir o passo a passo e observar todos os pontos relevantes na jornada de compra do seu imóvel.
Um dos primeiros passos para a aquisição de sua moradia é entender o conceito de perfil de compra do cliente. Além disso, ter em mente qual o objetivo da aquisição. Observe as explanações abaixo:
A definição do perfil de cliente é diversa pois cada indivíduo tem características socioeconômicas próprias. Como exemplo: renda bruta mensal familiar, estado civil, se possui dependente, idade, entre outros.
Um exemplo prático disso: a pessoa pode ser casada, ter 25 anos e uma renda de R$ 2.000,00 e outra ser completamente diferente, ser solteira, ter 60 anos e renda de R$ 6.000,00. Estes dois exemplos podem alterar vários itens do contrato de compra e venda e o financiamento do imóvel desejado.
A priori, o cliente não pode ter cadastro negativo no SPC/Serasa e nem possuir impedimento junto ao Banco Central.
Caso tenha cadastro negativado, logo será impedido temporariamente da liberação do seu financiamento bancário. No entanto, mesmo que tenha alguma anotação ou dívida, o cliente poderá regularizar e solicitar após solucionar a pendência, uma análise de crédito.
Outro passo importante é definir como quer sua casa própria. O tipo de imóvel (casa, casa em condomínio, apartamento) se na planta ou pronto para morar. Saber qual prazo máximo deseja para a entrega do imóvel. Definir valores: tanto para as parcelas junto à Construtora como a parcela do seu financiamento imobiliário. Estas definições precisam estar claras e caber no seu orçamento. Portanto, seguir o passo a passo da jornada de compra do seu bem.
Fazer um levantamento do seu orçamento financeiro é imprescindível. Construa uma planilha para organizar as despesas e receitas que proporcione clareza e possibilitem honrar com todos os custos da aquisição.
Pontos importantes a anotar: a localização, a posição solar do imóvel. E, definir a cidade, o bairro onde quer morar. Tudo isso são pontos cruciais para a compra do imóvel de forma segura e consciente.
Após cumprir as etapas anteriores é o momento de reunir a documentação completa que será encaminhada para um correspondente bancário para análise e aprovação do crédito imobiliário.
Enfim, saber o seu perfil, definir o tipo de imóvel, ter um planejamento financeiro, escolher a localização apropriada e reunir a documentação solicitada são etapas que nortearão a escolha do seu primeiro imóvel.
Por Nilza Silva CRECI 4256 Consultora e corretora de imóveis
Compartilhe Esse Post