Introdução ao curso técnicas de chefia e liderança - Alfama Cursos

Introdução ao curso técnicas de chefia e liderança

Introdução ao curso técnicas de chefia e liderança

“A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ‘Vá!’ – um líder diz, ‘Vamos!’”

(E. M. Kelly

Chefiar é, dentre muitos conceitos conhecidos, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos. Enquanto que liderar é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objetivos comuns a todos os participantes. Liderar é engajar-se em um ato que inicia uma estrutura nas interações como parte do processo de solucionar um problema mútuo.

Uma das metas principais de todas as organizações, independente da área de atuação, é conquistar bons resultados e prosperar o negócio. Para isso, é unânime dizer que o sucesso de qualquer empresa passa nas mãos de uma equipe forte, bem-estruturada e pronta para encarar os desafios e demandas da atividade.

Ter gestores que consigam o melhor rendimento de cada membro da equipe é um fator essencial para a empresa conquistar tais objetivos. Mas, qual é o melhor perfil de gestores atualmente? O chefe ou o líder? Quais características as empresas procuram neste profissional?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CHEFIAR E LIDERAR?

Academicamente, chefe é aquele profissional que tem gestão de pessoas e gerencia tarefas. Líder é o profissional que possui gestão de pessoas e oferece apoio à sua equipe.

Um líder tem seguidores e usa seu poder para influenciar, cuidar de sua equipe, oferecer espaço de aprendizagem e reconhecer, utilizando também a prática do elogio. Já o chefe pode ficar apenas no âmbito da tarefa, gerenciando resultados operacionais e não observa, atentamente, o valor de seu colaborador.

As empresas precisam atualmente de líderes, o problema é desenvolvê-los, uma vez que, a grande maioria dos gestores pende para o comportamento de chefe ao invés de líder.

Hoje, a exigência do mercado faz com que esse profissional se envolva muito com as tarefas operacionais e não sobra o tempo necessário para gerenciar melhor as pessoas.

 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA COMANDAR UMA EQUIPE COM QUALIDADE

Espírito de liderança, carisma, foco em resultados, capacidade de tomar decisões com base no consenso e não com base na democracia, capacidade de ler e interpretar as emoções dos outros, consciência emocional sobre si mesmo, integridade e ética.

 

Além disso, é necessário ter coerência nas atitudes (falar e fazer), conquistar credibilidade, reconhecer as boas tarefas executadas pela equipe, ser desafiador e um bom comunicador.

AUTORITARISMO E INFLEXIBILIDADE

O líder bem-desenvolvido é aquele que assume integralmente as eventuais falhas da equipe, mas divide 100% dos acertos, ou seja, a decisão final sempre será dele (do líder), mas o compartilhamento do processo, a capacitação e o encorajamento dos seus liderados é uma diferença com relação ao COMO e não a O QUE fazer. Na verdade, a melhor frase seria: MANDA QUEM TEM O PODER DESIGNADO E É RESPEITADO QUEM ATUA COMO LÍDER!

Você pode usar o “poder” para conseguir que as pessoas realizem seu trabalho (e atualmente, isso acontece muito), tornando as pessoas reféns das empresas, com receio do desemprego. Mas, o uso deste “poder” não permite que as pessoas se superem, tenham entusiasmo e orgulho do que fazem. São esses sentimentos que trazem resultados surpreendentes.

Gera mais resultado para o líder, uma postura profissional coerente, a sua firmeza em esclarecer conceitos, a sua capacidade de ouvir, como também, comandos que demonstrem sua paciência, persistência, capacidade de argumentação e diálogo, principalmente, experiência e inteligência.

FALTA DE SINTONIA ENTRE GESTORES E SUBORDINADOS

Atualmente, uma das questões mais preocupantes de uma organização é atrair e reter profissionais que agregam valor. A empresa tem que ser atrativa para despertar interesse em profissionais competentes, bem como, tem que ser extremamente estratégica para manter seus colaboradores.

Desta forma, a postura e influência do gestor na retenção e atração são fundamentais. Com certeza, a falta de sintonia fará o profissional buscar alternativas de não estar mais contribuindo para aquela empresa.

Quer saber mais? Veja em nosso curso de Técnicas de Chefia e Liderança

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