Técnico em Segurança do trabalho

imagem display curso

Já pensou em tornar o trabalho das pessoas mais seguro?

Com qualificações em Auditor de Saúde e Segurança, Gestor de Segurança e de Risco. Saiba mais informações. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, Resolução nº 175/CEE, de 21/06/2016. Descritivo da profissão

Conteúdo

Confira abaixo todo o conteúdo programático do curso referente às disciplinas e qualificações.
Disciplinas Qualificações
Tecnologias Aplicadas a EAD
Redação Técnica e Segurança
Legislação e Ética Profissional
Aplicações
Comunicação e Sociologia
Meio Ambiente e Tecnologia Industrial
Higiene, Saúde e Biossegurança I
Higiene, Saúde e Biossegurança II
Psicologia Organizacional e Monitoramento Ambiental
Qualificação em
Auditor de Saúde e Segurança
Prevenção de Sinistros e Controle de Perdas I Qualificação Profissional em
Gestor de Segurança e de Riscos
Prevenção de Sinistros e Controle de Perdas II
Proteção Coletiva e Individual
Proteção Coletiva e Individual II
Projeto de conclusão de Curso Técnico em Segurança do Trabalho
CARGA HORÁRIA TOTAL 1.422 HORAS

Objetivos

Desenvolver o curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade de Educação a Distância – EAD, oportunizando a formação de profissionais capazes de gerir situações de riscos e da saúde, desempenhando adequadamente atividades de prevenção e proteção, com atitudes de cidadania. Aptos a atuarem enfrentando e respondendo a situações esperadas e inesperadas, previsíveis e imprevisíveis, rotineiras ou inusitadas, com criatividade, autonomia, ética e efetividade, viabilizando a saúde e a qualidade de vida no trabalho, respeitando o meio ambiente e em conformidade com os requisitos legais.

Metodologia

O curso é personalizado e desenvolvido na modalidade de Educação a Distância. Baseada nas características desta modalidade, a metodologia pedagógica adotada garante flexibilidade total aos alunos, com aula presencial uma vez por semana e acessos diários no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Diferenciais

icone diferencial

Horários Flexíveis

Você pode estudar de onde estiver e a hora que desejar.

icone diferencial

Economia

Custos menores que os sistemas presenciais e tradicionais.

icone diferencial

Credibilidade

Todos os cursos oferecidos são aprovados pelo Conselho.

icone diferencial

AVA Diferenciado

Utilizamos um ambiente de aprendizagem diferenciado e fácil.

icone diferencial

Visitas Técnicas

Visita técnica acompanhada do facilitador com dia, hora e local marcados pelo mesmo, em acordo com a turma.

A Profissão

Segurança do Trabalho (ou também denominado Segurança Laboral) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Confira abaixo algumas linhas de trabalho nas quais você poderá atuar:
- Inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de funcionamento. - Investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência para identificar suas causas e propor as providências cabíveis. - Comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação do equipamento de extinção de incêndios e outras medidas de segurança. - Instruir os funcionários da empresa sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamentos para que possam agir acertadamente em casos de emergência.

Duração do curso

- 18 meses

Estágio

- Não obrigatório

Pré-requisito

- O aluno deverá ter concluído o ensino médio ou estar em fase de conclusão.

Documentos Necessários

No ato da matrícula o candidato deverá apresentar:
- 01 foto 3x4. - Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio ou equivalente original (será encaminhado para inspeção de ensino e posteriormente devolvido ao aluno).


Cópias de:
- RG (x2). - CPF. - Título eleitoral com comprovante de votação. - Certidão de nascimento, casamento ou divórcio. - Carteira de reservista ou alistamento militar. - Comprovante de residência. Obs.: Se ainda estiver cursando o ensino médio, apresentar declaração comprovando o vínculo e a série que está estudando.